Óleo Para Ensaio Partículas Magnéticas (END) G END Test é utilizado no método de ensaio não destrutivo com Partícula Magnética, Método úmido
Veículo de suspensão de partículas magnéticas (END)
É um fluido usado como veículo de suspensão, de alta pureza, desenvolvido especialmente para o método de ensaio de partículas magnéticas via úmida. Ele oferece excelente mobilidade de partículas, alta capacidade de suspensão e excelente proteção contra corrosão.
Não tem cheiro ou fluorescência, tem alto ponto de fulgor. Não é um líquido inflamável de acordo com 29 CFR 1910.106 e NR 20.
Benefícios do Óleo Para Ensaio Partículas Magnéticas (END) G END Test
Essencialmente sem cheiro para oferecer maior conforto ao usuário
Excelente mobilidade de partículas
Boa estabilidade de dispersão
Protege peças e equipamentos contra corrosão
Oferece umidificação superior e cobertura de superfície
Suspensão à base de óleo de baixa manutenção
Conformidade
Especificações/Normas:
A-A-59230
AMS 2641 Tipo 1
ASTM E709
ASTM E1444
ISO 9934
ASME
MIL-STD-2132
NAVSEA T9074-AS-GIB-010/271
NAVSEA 250-1500-1
NBR NM 342
NR 20
PETROBRAS N-1598
Pratt & Whitney PMC 1887
Aplicações
Ideal para:
Sistemas frequentemente usados
Quando for essencial manter a concentração da partícula
Inspeções em que a proteção contra corrosão é vital
Quando a água for um risco elétrico
Em ligas de alta potência
Recomendações de utilização
Método de ensaio não destrutivo: Ensaio de Partícula Magnética, Método úmido
Intervalo de temperatura: 12 a 49 °C de acordo com SAE AMS 2641 e ASTM E709
Embalagem
Bombona 5L
Balde de 20L
Tambor de 200L
Tags:
O que é um veículo oleoso para END?
Um veículo oleoso para END é o fluido em que as partículas magnéticas fluorescentes e não fluorescentes ficam suspensas para facilitar sua aplicação.
Também é chamado de veículo de suspensão a base de petróleo.
O que faz um veículo oleoso ser categorizado como material para END?
Um veículo oleoso aprovado para END deve ser um destilado leve de petróleo que dá estabilidade e mobilidade à suspensão de partículas magnéticas.
É virtualmente não fluorescente, portanto, não interferirá na detectabilidade das indicações de partícula magnética fluorescente.
O veículo oleoso aprovado para END previne a corrosão da maioria das peças de liga e previne a corrosão dos componentes das máquinas de ensaio de partículas magnéticas.
O que diferencia um veículo oleoso aprovado para END dos não aprovados, como o querosene e outros óleos base?
Um veículo oleoso qualificado para END necessariamente precisa ter:
Odor muito leve: para segurança e conforto do operador.
Não fluorescente: de modo que o óleo não produza fundo com excesso de fluorescência que interfira nas indicações fluorescentes formadas por partículas magnéticas fluorescentes.
Ponto de fulgor elevado: por segurança ao operador, o veículo oleoso deve possuir um ponto de fulgor elevado.
Baixa viscosidade: abaixo de 5 cSt para mobilidade adequada de partículas e formação de indicação.
Qual a zona segura em que o ponto de fulgor do veículo oleoso deve estar?
O veículo oleoso para END deve ter um ponto de fulgor acima de 93,3 °C. Esse ponto de fulgor elevado é seguro para a maioria das instalações e promove um ambiente de trabalho seguro para os profissionais de END.
Por que é importante que o ponto de fulgor seja elevado?
A principão razão é que um alto ponto de fulgor aumenta a segurança do operador e da fábrica, além de ajudar a evitar incêndios. Em geral, a OSHA exige um ponto de fulgor igual ou superior a 93,3 °C para fluidos que são usados em tanques abertos.
Quais são os perigos do uso de um óleo com um ponto de fulgor mais baixo?
Incêndios
Danos ao equipamento de ensaio de partícula magnética
Ferimentos nos operadores
Tempo de inatividade
Reparos e substituições onerosos
Quais são os perigos em não se utilizar um veículo oleoso aprovado para END?
Menor confiabilidade da inspeção: Óleo carrier fluorescente pode interferir na inspeção
Baixa mobilidade de partículas: Óleo carrier viscoso (acima de 3,0 cSt a 38 °C) impede a mobilidade de partículas e a formação de indicações
Aglomeração das partículas magnéticas: Um fluido carrier para END proporciona boa estabilidade e boa mobilidade às partículas magnéticas suspensas, o que melhora a detecção da indicação
Corrosão da unidade de partícula magnética: O uso de um fluido carrier para END protege da corrosão os componentes do equipamento de partículas magnéticas, o que reduz a manutenção e reparo do equipamento e os custos correspondentes. As unidades de IPM que utilizam carrier para END parecem novas mesmo após diversos anos de uso
Fluorescência do fundo mais alta: Inspeção difícil (as indicações fluorescentes formadas por partículas magnéticas fluorescentes não ficam realçadas contra um fundo de alta fluorescência)
Baixo ponto de fulgor: Óleos com baixo ponto de fulgor não são seguros. Óleos com baixo ponto de fulgor podem causar incêndios. Óleos com baixo ponto de fulgor não são seguros para os operadores de END.
Condições de trabalho inadequadas para operadores: Odor forte, óleos inflamáveis (incêndio, segurança), inspeção difícil devido ao excesso de fluorescência do fundo causado por óleo fluorescente.
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